A Prefeita Carla Machado anunciou que decretará lockdown em São João da Barra já neste domingo (21).
“Infelizmente é questão de saúde pública e nós não hesitaremos em tomar as providências necessárias. E a gente pede a compreensão de vocês. Vamos agora decidir a questão de lockdown, não vai ter alternativa pra gente, vai ser lockdown decretado agora, hoje ainda vai ser publicado. Nós não temos mais condição de esperar, devido o aumento de número de casos e a falta de leitos disponíveis que já estamos vislumbrando. Se nós tivermos sucesso amanhã para aumentarmos o número de leitos, aí a gente volta atrás. Mas agora vai ser lockdown e vamos trabalhar com o mínimo necessário dentro da prefeitura”, disse.
O anúncio veio depois da cidade viver um aumento considerável do número de casos de Covid-19. É a primeira vez que o Hospital de campanha abre a segunda ilha de UTI. Além disso, a prefeita alertou que existem apenas dois leitos disponíveis, ou seja, lotação quase total dos leitos de UTI em São João da Barra.
Carla ainda esclareceu que está tentando comprar e/ou alugar leitos e outros equipamentos para São João da Barra.
Além de São João da Barra, Campos dos Goytacazes também enfrenta um colapso na saúde devido ao aumento dos casos de Covid-19.