Após o Jornal Macaense divulgar, na data de ontem, 29/03/2021, transcrições e prints de conversas interceptadas no Whatsapp Web de um computador da Secretaria Municipal de Saúde de Macaé, por uma fonte anônima, que demonstravam um suposto esquema de venda de testes e laudos de Covid (aparentemente falsificados) dentro do HPM, um dos três servidores envolvidos no caso resolveu se manifestar.
Ainda que a matéria do JM não tenha citado nominalmente nenhum dos suspeitos, o servidor Edson Ricardo de Paulo Araújo, conhecido como “Bola do Sana”, lotado na Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) na Região Serrana (conforme informado no Portal da Transparência da Prefeitura), fez uma postagem em seu perfil do Facebook se defendendo das denúncias.
Em um vídeo de pouco mais de 4 minutos, Edson confirma que lhe foi oferecido testes de Covid por um “amigo”, abaixo do preço de mercado, para que fossem revendidos na Serra. No entanto, o mesmo afirma que não recebeu e nem vendeu nenhum teste ou laudo, e que a proposta ficou apenas no âmbito de uma conversa privada no Whatsapp. Edson também repudiou qualquer tipo de esquema envolvendo “saúde ou merenda escolar”, e disse que provará sua inocência na esfera judicial.
Na mesma postagem, “Bola do Sana” também apresentou um print de seu próprio celular com o Servidor da Secretaria de Saúde que ofereceu os testes e laudos, reproduzindo um trecho das conversas já publicadas pelo JM, o que confirma, pelo menos parcialmente, a autenticidade do material divulgado pelo Jornal Macaense.
Poucas horas depois, a publicação foi apagada.
A Página JM aproveita pra ratificar que, diferente do que foi declarado por Edson Ricardo, não fomos os autores da denúncia protocolada no MP-RJ, sendo a mesma de responsabilidade da fonte que nos forneceu o material, nos cabendo apenas a divulgação das conversas interceptadas por entendermos que são de interesse público.
.
Veja as imagens da postagem e do print do celular do servidor:

.

.
Leia mais:
DENÚNCIA: TESTES E LAUDOS DE COVID ESTARIAM SENDO NEGOCIADOS DENTRO DO HPM
https://www.facebook.com/jornalmacaense/posts/115116753984809
PREFEITO DE MACAÉ ABRE SINDICÂNCIA PARA APURAR DENÚNCIA PUBLICADA PELO JORNAL MACAENSE
https://www.facebook.com/jornalmacaense/posts/116626967167121