Será construído no Porto do Açu, em São João da Barra, norte do estado do Rio, o primeiro parque de tancagem privado do país, com investimentos de R$ 2,5 bilhões e geração de 2.000 empregos, na fase de obras, que será a partir deste ano.
O Porto do Açu é o maior complexo porto-indústria do país e já é responsável por 25% das exportações nacionais de petróleo, atendendo à Petrobras e a todas as petroleiras com operação no Brasil. No ano passado, o Terminal de Petróleo foi reconhecido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antac) como o terminal de maior crescimento em 2020, com salto de 53% em relação ao ano de 2019.
Os investimentos no parque privado de tancagem serão feitos pela Açu Petróleo, joint venture entre a Prumo Logística e a alemã Oiltanking. A previsão é que entre em operação no final de 2023.
O projeto terá um parque de tancagem com capacidade para 5,7 milhões de barris, com potencial de expansão para 11 milhões de barris. Inclui ainda a implantação de dois oleodutos que conectarão o parque de tancagem à malha de dutos já existente na região Sudeste.
De acordo com o presidente da Açu Petróleo, Victor Bomfim, “o projeto oferece uma alternativa de armazenagem de petróleo e de conexão do terminal à malha dutoviária da região Sudeste, possibilitando a exportação ou a comercialização da produção no mercado interno. Além de ampliar as alternativas de escoamento da produção de petróleo das plataformas de produção, possibilitando a redução de custos logísticos para as operadoras, na medida em que possibilita, uma otimização da frota dos navios-tanque”, afirma Victor Bomfim.