Construído em 1891, em uma chácara situada na então rua da Imperatriz, em meio a jardins e inúmeras árvores frutíferas, o casarão teve como primeiro proprietário o coronel Bento de Araújo Pinheiro – abastado fazendeiro em Macaé.
Erguido sob forma de chalé e de fundo romântico, o Solar possui um estilo arquitetônico eclético. O responsável pela construção foi o arquiteto português Manuel Ribeiro Capellão, auxiliado por grandes profissionais como o mestre carpinteiro Affonso de Souza e o pintor Alfredo de Almeida.
Posteriormente, o Solar dos Mellos teve como proprietário o capitalista português Bento Affonso da Silva. Em 1911, o jornalista e comerciante Cezar José de Souza Mello, filho do fundador do jornal “O Século”, Antônio José de Souza Mello, adquiriu o prédio, para onde se mudou com a família. A partir daí, o lugar teve intensa movimentação cultural, recebendo inúmeros representantes da intelectualidade local e regional.
Já em avançado estado de deterioração, a Prefeitura Municipal de Macaé em 21 de junho de 1999, por meio do Decreto Nº 042, desapropria o prédio do Chalé para nele instalar um “Núcleo Cultural”.
No ano de 2003 foi dado início à obra de restauração e reciclagem do Chalé. Boa parte do madeiramento foi tratado, mantendo os aspectos e desenhos originais. As telhas originais do Chalé foram fabricadas por “Pierre Sacoman – Saint Henry – Marseille – França”, vindas diretamente para o Rio de Janeiro, e posteriormente desembarcadas no porto de Imbetiba, em Macaé.
A definição das cores, no geral, foi adequada ao novo uso dado ao Chalé. Os compartimentos internos não sofreram alterações em seu espaço físico. Externamente, foram construídos um anexo de apoio com copa e banheiros e uma rampa de acesso para portadores de deficiência física. O terreno vizinho foi desapropriado para construção de um jardim, resgatando a estética do prédio e um pouco da historicidade do seu conjunto.
Hoje, o Solar dos Mellos abriga o Museu da Cidade de Macaé que lançará, nesta sexta-feira (23), às 8h, o projeto cultural Visita Guiada On-line, que é um passeio sobre as exposições do Museu e seus acervos.