O Brasil já teve um Presidente da República macaense. Isso aconteceu entre 1926 e 1930, quando Washington Luís Pereira de Sousa governou o país. Ele foi o 13º Presidente do Brasil e o último presidente efetivo da República Velha.
Washington Luís nasceu em Macaé no dia 26 de outubro de 1869 e faleceu em São Paulo em 4 de agosto de 1957, e era Advogado e Historiador. Foi o criador do primeiro Serviço de Inteligência do Brasil, em 1928.
Foi deposto em 24 de outubro de 1930, vinte e um dias antes do término do seu mandato como Presidente, por um golpe militar liderado pelo General Tasso Fragoso, que passou o poder, em 3 de novembro, para as forças político-militares comandadas por Getúlio Vargas, num movimento que ficou conhecido como “Revolução de 1930”.
O apelido que o definia era “Paulista de Macaé”, pois, embora nascido no estado do Rio de Janeiro, sua biografia política foi toda construída no estado de São Paulo, onde foi Prefeito, Deputado e Senador. Também era chamado de “O Estradeiro”, e, durante a Revolução de 1930, de “Doutor Barbado” pelos seus opositores.
Seu nome foi dado a uma Praça no Centro da cidade de Macaé, uma das mais famosas e antigas do município, como forma de homenagem.