A Primeira-Dama de Macaé, Quelen Cristina dos Santos Soares, acaba de se envolver em mais uma polêmica. Seguidores nos enviaram dados obtidos no Portal da Transparência de Vacinação da Prefeitura de Macaé, que dão conta que a Primeira-Dama foi vacinada para Covid-19 em 09/04/2021, na Casa da Vacina, com a primeira dose da SINOVAC do Instituto Butantan.
A população alega que a mesma não trabalha na linha de frente do Covid e nem faz parte do grupo de risco, e, supostamente, estaria sendo privilegiada na fila da vacinação.
O JM apurou que a Primeira-Dama é profissional de educação física, e segundo a última versão do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, divulgada pelo Ministério da Saúde, profissionais de Educação Física fazem parte da lista de trabalhadores da saúde, e por isso, constam na lista de grupos prioritários recomendados para serem vacinados.
Porém, o documento traz mais uma informação importante. Segundo o próprio Ministério da Saúde, trabalhadores de saúde são aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Inclusive, a recomendação é que no momento da vacinação seja solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde.
Em muitas cidades do país só estão sendo vacinados Profissionais de Educação Física que trabalham dentro de equipamentos específico de saúde, como por exemplo, clínicas de fisioterapia e reabilitação. Aqueles que atuam como professores ou em academias ainda não estariam tendo direito à vacinação.
De acordo com o Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Macaé, a Primeira-Dama macaense, que também é Servidora Pública Municipal, estava lotada na Secretaria Adjunta de Habitação até Março de 2021, e, a partir de Abril na Secretaria Municipal de Esportes. Portanto, não se vislumbra em nenhuma dessas secretarias atividades que fossem condizentes com as orientações do Ministério da Saúde.
Entramos em contato com a Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Macaé, e solicitamos um posicionamento oficial sobre o assunto, no entanto, não obtivemos resposta.
No mês passado, Quelen Soares também foi muito criticada pelos internautas por desrespeitar o Decreto municipal de restrições contra o Coronavírus, ao supostamente frequentar a Praia das Pedrinhas em plena pandemia, o que estava proibido pelo decreto.
Relembre aqui:
https://www.facebook.com/jornalmacaense/posts/119487953547689/
.

.
