O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, através de uma de suas Promotorias de Tutela Coletiva do Núcleo Macaé, expediu no último dia 07/05/2021 a Recomendação nº 005/2021, pedindo que o Prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), exonere Cristiano de Almeida Silveira, o “Cristiano Gelinho”, do cargo de Secretário Municipal de Trabalho e Renda.
O MP-RJ argumentou que Cristiano Gelinho está com seus direitos políticos suspensos, em razão de condenação criminal transitada em julgado na Ação Criminal nº. 0014729-54.2014.8.19.0028, pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.
Tal condenação, inclusive, foi responsável pela impugnação da candidatura de Vereador de Gelinho nas Eleições Municipais de 2020, o deixando inelegível com base na Lei da Ficha Suja.
Embora o Prefeito Welberth Rezende tenha feito pesadas críticas a candidatos “Fichas Sujas” durante as eleições do ano passado, ele rapidamente nomeou Cristiano Gelinho no 1º Escalão do seu Governo, contrariando suas próprias promessas eleitorais.
E Gelinho não é o único “Ficha Suja” nomeado como Secretário do atual Governo: o Secretário Municipal da Casa Civil, Dr. Eduardo Cardoso, também está na condição de inelegível, pois caiu na Lei da Ficha Suja por ter tido diversas contas de gestão reprovadas pelo TCE quando era Secretário de Saúde e Presidente da Câmara Municipal.
Veja a íntegra da Recomendação 005/2021 do MP-RJ:





