Um morador de Campos dos Goytacazes, está sendo monitorado de perto pela secretaria de Saúde do município por ter testado positivo para a Covid-19, após retornar de uma viagem a trabalho na Índia, epicentro de uma nova variante do Covid. O paciente fez um exame RT-PCR no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo e depois seguiu em voo doméstico para o Rio de Janeiro, onde passou a noite em um hotel. No domingo, seguiu de carro para Campos dos Goytacazes, onde mora, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que foi notificada pela Secretaria de Saúde de São Paulo sobre o caso de um passageiro com procedência da Índia que testou positivo para Covid-19 ao chegar ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no sábado. A SES-RJ ressaltou que todas as ações de vigilância foram tomadas e que nova coleta de exame será processada no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN-RJ).
“O trabalhador está em contenção e isolamento preventivo. A pedido do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), vamos auxiliar na investigação genômica, com as informações do percurso que o paciente fez e os contatos que manteve. Ainda não há identificação do tipo de variante que o paciente está contaminado”, afirmou o subsecretário, Charbell Kury.
A SES comunicou também o caso ao CIEVS Nacional e aguarda a lista de passageiros dos voos para proceder vigilância dos contatos. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde do Rio também foi informada para providências junto ao hotel, como a investigação de contatos e coleta de swab para RT-PCR.