Com a evolução da pandemia de Covid-19, a vacina contra o coronavírus se tornou o principal símbolo da esperança de que um dia o mundo voltará à normalidade. Boa parte da população mundial sonha com este dia e planeja comemorações para marcar a data. Eis que surge uma dúvida: depois de tomar o tão esperado imunizante, é permitido tomar alguns drinques para festejar?
Em relação às bebidas alcoólicas, ainda não há evidências de que o consumo provocou um efeito contrário ao da vacina no corpo, entretanto o recomendado é que se evite beber entre 24 e 48 horas, antes de receber a dose e após ser imunizado.
As vacinas atuam estimulando o organismo a produzir anticorpos e células que são capazes de defender o corpo contra invasões. Para que essa produção seja feita de forma eficiente, o ideal é que o organismo esteja o mais saudável possível. O consumo de grandes quantidades de álcool em um dia só, como é feito em festas, por exemplo, pode causar estresse no organismo e interferir na resposta do corpo ao imunizante.
“Não se sabe como o organismo da pessoa pode reagir à vacina e também não podemos esquecer que o álcool prejudica o sistema imunológico, e este deve funcionar perfeitamente para ter uma boa resposta à vacina. Portanto, o indivíduo que vai receber a dose deve-se restringir-se ao consumo no dia anterior e nos próximos dois dias”, disse Fabiano de Abreu Rodrigues, membro do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH).
Mesmo imunizado, ainda é preciso tomar alguns cuidados e manter as diretrizes de isolamento social. Lembre-se, a vacina é eficaz, mas ela demora cerca de duas semanas para o corpo criar anticorpos capazes de neutralizar o vírus e não podemos descuidar. Entre uma dose e outra da vacina, continue usando máscara, mantenha o distanciamento social e não mude a rotina preventiva.