Na segunda-feira (31) o Instituto NUPEM/UFRJ celebrará 27 anos com uma solenidade online, às 10 h, no canal do YouTube. O NUPEM foi criado a partir do interesse de pesquisadores em compreender a ecologia das lagoas costeiras da região Norte-Fluminense no início da década de 1980.
Por intermédio do Projeto EcoLagoas, em parceria com a Petrobrás e a Prefeitura Municipal de Macaé, o NUPEM/UFRJ estabeleceu sua primeira sede no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, em Macaé.
Em 10 de março de 2006 foi inaugurada uma nova sede construída pela Prefeitura Municipal de Macaé, que funciona na Av. São José Barreto, 764 – São José do Barreto. Em setembro de 2009, um novo bloco estrutural foi edificado com o apoio do Ministério da Educação, a fim de fomentar o desenvolvimento do curso de Ciências Biológicas e atender mais adequadamente ao corpo docente em crescimento.
A consagração do NUPEM/UFRJ enquanto Instituto resulta de um processo de amadurecimento institucional ao longo de cerca de 30 anos de história. Essa mudança reflete a realidade atual e a vocação da instituição, reconhecida pela qualidade do ensino de graduação, de pós-graduação, e na produção de conhecimento científico, integrado à extensão e com forte inserção social.
Hoje o NUPEM/UFRJ abriga em suas estruturas físicas e organizacionais o curso de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e o Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (Mestrado Profissional).
Além disso, o Instituto hospeda uma turma de mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências para a Saúde do Instituto Nutes/UFRJ e uma turma do Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e oferece apoio a outros cursos de graduação e pós-graduação do Campus UFRJ-Macaé tais como medicina, farmácia, enfermagem, nutrição, química e engenharias e o Programa de Pós-Graduação em Produtos Bioativos e Biociências.
O NUPEM/UFRJ possui 35 laboratórios (16 laboratórios de pesquisa, 3 laboratórios ensino, 1 laboratório de extensão e 15 laboratórios de apoio técnico-científico) que atendem completamente as demandas estruturais e tecnológicas das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos docentes e alunos.
Atualmente, cerca de 400 alunos de diversos cursos de graduação do campus da UFRJ-Macaé, 40 técnicos e 50 professores utilizam e desenvolvem suas atividades nas instalações do NUPEM / UFRJ. A pesquisa desenvolvida por esses estudantes e profissionais da educação abrange todos os níveis da organização, de moléculas orgânicas a ecossistemas, com foco direto na diversidade biológica e sistêmica da metade norte do estado do Rio de Janeiro.
O NUPEM está construindo um novo laboratório, com equipamentos modernos possibilitados por doações viabilizadas pelo Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Unimed e Medicina do Trabalho.
Para beneficiar a população, o Laboratório de Campanha para Testagem e Pesquisa da Covid-19 é um projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Macaé, que na primeira fase, mais de 15 mil testes de PCR foram testados em tempo real (RT-qPCR) na população. Os pesquisadores investigaram e validaram, também, os testes de antígenos, utilizados pela prefeitura na identificação de indivíduos positivos para Covid-19 no Centro de Triagem de Pacientes com Coronavírus. Com baixo custo, os testes detectam proteínas do vírus com resultados em 15 minutos e com alta sensibilidade e especificidade.
“O Instituto comemora 27 anos em um dos momentos em que a ciência é mais necessária para a sociedade Norte Fluminense: o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Já formamos milhares de alunos de graduação e pós-graduação e oferecemos centenas de cursos de extensão nos mais variados temas. No dia 31 de maio, o NUPEM-UFRJ apresentará uma nova característica do século XXI, todo seu conteúdo online gratuito para uma divulgação eficaz da ciência no Brasil e no exterior”, comemora o diretor do NUPEM, o professor Rodrigo Nunes da Fonseca.