Macaé recebeu na sexta-feira (04) a visita de representantes e equipe técnica da empresa belga John Cockerill para viabilizar estudos para operação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT). O VLT foi idealizado no governo Riverton Mussi e apesar da enorme verba pública investida ao longo dos anos, nunca foi concluído.
Os técnicos da John Cockerill fizeram um levantamento das condições das composições dos VLTs. O objetivo é dar uma solução praticável para o transporte público de massa, que poderá atender as demandas da população macaense.
A prefeitura aguardará o resultado do levantamento técnico. De acordo com o que for apontado, será dado um rumo ao planejamento. Serão avaliadas as condições dos trilhos e dormentes, inicialmente também já nesse primeiro momento.
“O município avança para que possamos dar uma destinação para o VLT. Os levantamentos e estudos técnicos, a partir do conhecimento e experiência da empresa John Cockerill, mostrarão qual a melhor destinação para esse modal ferroviário. O que queremos é dar uma solução que seja viável para o transporte público e que atenda a população da melhor forma. Esse é um dos objetivos do atual governo municipal”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.
A John Cockerill é um grupo de engenharia mecânica, com sede na Bélgica, e produz máquinas para usinas siderúrgicas, equipamentos de recuperação de calor industrial e caldeiras, bem como locomotivas de manobra e equipamentos militares. A empresa possui grande expertise no segmento, tanto na questão de manutenção, construção, elaboração e operação de locomotivas.