Com a chegada do inverno na segunda-feira (21), moradores em situação de rua procuraram por uma vaga em um dos quartos montados no Hotel de Deus, na Linha Azul. Ao todo 50 pessoas em situação de rua foram voluntariamente pernoitar no local. Os moradores que quiseram ir para o abrigo, foram levados por uma van em uma ação que contou com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e a Secretaria de Mobilidade Urbana.
Os moradores de rua foram recepcionados por uma equipe multidisciplinar, que fez a triagem e, em seguida, fizeram o teste rápido para a Covid-19, além de terem recebido alimentação, kit higiene e cobertor.
O teste rápido foi feito pela equipe de Enfermagem, da Secretaria de Saúde, que está de prontidão no hotel. Os quartos são higienizados diariamente conforme normas da Vigilância Sanitária.
“As pessoas em situação de rua não são obrigadas a irem para o Hotel de Deus, estamos levando somente aquelas que quiserem”, observou o secretário de Desenvolvimento Social, Mauro Torres, acrescentando que após o banho, todas as noites, é oferecido um jantar e às 7 h um café da manhã.
O abrigo no Hotel de Deus, funcionará todos os dias, das 18 h às 20 h, incluindo sábados, domingos e feriados, até 21 de setembro.
Com esta ação, a prefeitura completa a rede de cuidado com as pessoas em situação de rua, público este que foi vacinado contra a Covid-19 na semana passada, em um trabalho integrado com a Secretaria de Saúde, a equipe do Consultório de Rua e o Centro Especializado para a População em Situação de Rua.
A Secretaria de Trabalho e Renda, está providenciando a emissão de documentos pessoais para os moradores de rua e, com o Cetep, deverá oferecer cursos de qualificação para a geração de renda.
É preciso lembrar que o Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), que funciona na rua José Bruno de Azevedo, nº 99, no centro de Macaé, distribui café da manhã, almoço e kit lanche aos moradores de rua cadastrados. As refeições são entregues de segunda-feira a sexta-feira.
No Centro Pop os moradores de rua podem tomar banho, lavar as roupas e ainda recebem o kit de higiene pessoal. A equipe também retomou as abordagens na rua uma vez por semana em vários pontos da cidade.