Fundada em 1974, a Faculdade de Filosofia e Letras de Macaé (Fafima) é uma faculdade que está há mais de 47 anos no mercado, formando os profissionais da área educacional na cidade de Macaé e região, sendo a faculdade mais antiga da cidade. É dirigida pela Fundação Educacional Luiz Reid.
A Fafima teve início no Tênis Clube de Macaé. O prédio que hoje existe foi construído em uma ação comunitária, envolvendo prefeitura, alunos e professores.
Na faculdade eram oferecidos os cursos de Licenciatura: Pedagogia, Letras (Português-Literatura), Letras (Português-Inglês), Matemática, História e Geografia.
Além desses cursos, a FAFIMA manteve convênio com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), oferecendo em Macaé os seguintes cursos de MBA: Gerenciamento de Projetos, Gestão Empresarial e Gestão Financeira: Controladoria e Auditoria.
A faculdade recebeu uma notificação de descredenciamento decretada pelo Ministério da Educação (MEC). O MEC justifica que a faculdade não realizou o protocolo de recredenciamento, nas duas datas previstas em 2020 (abril e agosto/2020).
Recentemente, a atual diretoria da Fundação Educacional Luiz Reid veio a público para informar uma dívida trabalhista com o INSS da Fafima, que chega a 2 milhões de reais. Com isso, a faculdade está impedida de realizar novos vestibulares, já que o MEC só autoriza tal procedimento se a instituição estiver em dia com os tributos federais e sem o parcelamento desse montante.
“A nova diretoria assumiu o mandato sabendo que havia dívidas trabalhistas, mas não esperava que o passivo financeiro fosse tão alto. De qualquer forma, existe muita disposição para manter a instituição VIVA, servindo à educação e à comunidade em geral. Lideranças da cidade estão atuando, voluntariamente, para reorganizar a parte burocrática e funcional da faculdade”, declarou a professora e Ivânia Ribeiro em recente entrevista.
A crise da Fafima está ligada ao crescimento dos cursos à distância nos últimos 10 anos. Os cursos à distância oferecem as mesmas áreas de atuação que a Fafima oferta de maneira presencial, só que com preço mais baixo. “O fim das graduações não têm a ver com a pandemia. O que acontece é a concorrência desleal com os cursos à distância”, destacou Ivânia.
Em um desabafo emocionado no Facebook, a professora Cláudia Márcia Rocha destacou que em 1974, mais de 700 pessoas prestaram o vestibular para a Fafima. “É desumano, é desonesto que sejamos tão descompromissados com a cultura e com outro olhar que só mesmo ela pode oferecer ao homem. Nossa luta é pela crença no valor das Ciências Humanas, pelo livre pensar”, afirmou.
Nota oficial da direção da Fundação Educacional Luiz Reid
Cumprindo determinação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), despacho nº 69 de 08 de junho de 2021, publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 11/06/2021, a Presidência e Direção Executiva da Fundação Educacional Luiz Reid, eleitas em 31/03/2021 e com Ata registrada em 26/05/2021, vêm a público informar que a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (FAFIMA), em 11/06/2021 foi DESCREDENCIADA pelo Ministério da Educação (MEC) porque não foi realizado o protocolo de recredenciamento, nas duas datas previstas em 2020 (abril e agosto/2020).
Aos alunos em curso ficará garantida a expedição de documentos até a presente data.