Oitenta e sete escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino nas regiões dos Lagos e Norte-Fluminense começaram a receber nesta segunda-feira (05) doações de computadores recondicionados realizadas pelo projeto “Janelas para o Amanhã”, da Petrobras.
Esta é a primeira etapa do programa social de inclusão digital que prevê, até o fim de setembro a entrega de cerca de 9 mil computadores. De acordo com a Petrobras, nesta segunda começaram a entrega de mais de 1.700 equipamentos.
O programa também vai ajudar na formação em tecnologia da informação para alunos e professores da rede pública.
O treinamento com os professores do Ensino Fundamental terá como objetivo aprimorar o uso da tecnologia digital na prática pedagógica. Já com os estudantes do Ensino Médio, o objetivo será preparar para o mercado de trabalho.
Segundo o projeto, cada escola receberá em média 20 computadores recondicionados que serão utilizados para o treinamento em tecnologia da informação, curso com início no segundo semestre. A Petrobras informou ainda que vai destinar cerca de R$ 2,5 milhões para essa atividade que será realizada em parceria com a Recode, organização da sociedade civil que utiliza a informática como mecanismo de inclusão e empoderamento digital de comunidades vulneráveis.
Ao todo, serão 20 cidades beneficiadas. Entre elas estão: Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Saquarema, Macaé, Arraial do Cabo, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana, entre outras.
Em Macaé, as escolas contempladas são: C. E. Jornalista Álvaro Bastos; C. M. Zelita Rocha de Azevedo; C. M. José Calil Filho; C. M. Renato Martins; Escola Estadual Jacyra Tavares Duval; Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anisio Teixeira; E. M. Dolores Garcia Rodriguez; E. M. Olga Benário Prestes e E. M. Sônia Regina de Souza Lapa.